Quer saber como validar a sua ideia antes de investir?

 

Quando se começa um novo projeto, é bastante comum que, as pessoas venham a agir por impulso e paixão pelo projeto. Comprometimento é algo essencial, mas é preciso analisar a sua ideia de maneira mais ampla e fria, é ai que entra a validação. Existem alguns passos muito importantes para fazermos essa validação, desde uma avaliação critica da sua ideia até o desenvolvimento do seu MVP (produto mínimo viável).

Nesse Blog Leader vamos apresentar para você, quais são esses passos para validar a sua ideia, antes de investir nela.

 

Por Matheus Azevedo

 

Faça uma avaliação critica da sua ideia

Após o empreendedor ter uma grande ideia, o mesmo precisa fazer uma pesquisa minuciosa e profunda no mercado, para descobrir se alguém já teve a mesma ideia. Mesmo que outro projeto, com as mesmas características já exista, não desista da ideia de imediato. É possível criar um diferencial, para ser melhor do que a ideia já existente. Faça uma busca para saber se, o mercado está satisfeito com a ideia já existente e com os seus concorrentes. Isso fará muita diferença, pois com essas informações você poderá decidir, qual o melhor caminho para seguir e oferecer algo com bastante valor agregado.

 

Busque por feedback critico e sincero

Entrar em contato com pessoas confiáveis, criticas e que tenham conhecimento sobre o seu projeto, é essencial para ter um Feedback solido e honesto. Se essas pessoas gostaram da sua ideia e fizeram pequenas observações, você pode ir para o próximo passo. Agora se você receber muitas criticas construtivas, faça registros delas e retorne para o primeiro passo. Quanto mais dados, para definir o quão diferente das demais ideias e o por quê ela é tão interessante, melhor para o seu projeto.

Tenha bastante cautela ao escolher essas pessoas, pois existem indivíduos que podem acabar dando um Feedback indesejado, você precisa de ajuda nesse momento, não de invejosos que querem derrubar sua ideia ou bajuladores dizendo coisas para te agradar. Busque mostrar para possíveis clientes, assim você terá um Feedback mais assertivo e também validará a sua ideia com quem realmente pagará por ela.

 

Desenvolva o seu MVP (Produto Mínimo Viável)

Se a sua ideia for boa e foi aprovada por pessoas criticas e confiáveis, então nesse momento você deverá desenvolver o seu MVP (Produto Mínimo Viável). Crie um protótipo que resolva o problema principal do seu cliente. Nesta fase as ideias vão aparecer, mas fique fiel ao problema principal, que precisa ser a prioridade do seu projeto. Com o seu MVP funcionando corretamente nos primeiros testes, com boa aderência do publico e causando uma boa impressão, você pode seguir em frente para o próximo passo.

 

Crie um plano para conquistar seus clientes

Criar um plano de aquisição de clientes é algo fundamental, para que você tenha ideia de quanto capital será necessário, para investir nas primeiras campanhas de marketing e atendimento aos seus primeiros clientes. Também de nada adianta ter planos mirabolantes, cheios de conteúdo e ideias, sendo que não são capazes de se converterem em clientes. Você precisa ter um bom planejamento de marketing e estratégia para obter sucesso no seu negócio, o que destaca uma empresa em meio a concorrência, são clientes satisfeitos e o poder de escalabilidade da ideia, ou seja, vender mais e melhor sempre.

 

Com isso então, finalizamos mais um artigo do nosso Blog Leader. Agora ficou fácil de validar a sua ideia antes de investir, não é verdade? Seguindo esses passos, você entenderá melhor os seus clientes e evitará o desperdício de recursos.

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