10 tecnologias essenciais para startups


 

Para administrar uma startup é necessário adquirir tecnologias para isso, o investimento em softwares podem contribuir para uma diminuição de custos, automação de processos burocráticos, aumento de eficiência das atividades, melhoria em produtividade, organização operacional e comunicação interna, e ainda uma boa abertura para que mais inovações sejam implementadas.

Nesse Blog Leader vamos falar sobre 10 tecnologias que, iram agregar e muito em sua startup.

 

Por Matheus Azevedo

 

1 – Sistema para gestão empresarial

Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), esse sistema facilita o fluxo de informações vindas de diversos processos. Para que isso ocorra, ele coleta e organiza informações, que podem ser mostrados em tempo real, para otimizar as tomadas de decisão. Isso permite uma melhor comunicação entre todos os setores e a analise rápida de recursos, para então reduzir custos e economizar tempo.

 

2 – Aplicativo para comunicação

Esses softwares permitem que os setores consigam se comunicar e fazer reuniões com participantes de fora da empresa, sem ter a necessidade de todos estarem no mesmo ambiente. Transito pesado nas cidades ou colaborador ter mais de um emprego, não são mais um obstaculo. Com esses softwares, é possível fazer video conferencias para tratar de assuntos importantes para o empreendimento.

 

3 – Software para gestão de pessoas

Essa aplicação reune todas as informações da área de RH (Recursos Humandos), dentre essas informações estão, os resultados de avaliações de desemprenho dos funcionários, plano de carreira, capacidades de cada funcionário, responsabilidades dos profissionais, gestão de metas, salários, entre outros. Ter toda essa informação reunida em um só lugar, facilita a sua analise. Com isso é possível por exemplo, ver os tipos de competências necessárias para determinadas atividades do empreendimento ou, ate mesmo saber quem esta de ferias.

 

4 – Aplicativo para organizar compromissos

É fundamental uma boa organização, principalmente se tratando de responsabilidades no empreendimento, então para isso é necessário um auxilio de recursos digitais, recursos esses que marquem tarefas, horários e compromissos. Alem de evitar falhas humanas, como a marcação indevida de um compromisso, no mesmo horário que outra atividade, permite também lembrar, com antecedência, de todas as atividades e afazeres. É como uma agenda, que ira informar todos os dias quais são os seus afazeres.

 

5 – Software para gestão de projetos

Para tudo dar certo, uma startup precisa ter um projeto bem organizado. Com o uso de inteligência artificial, se torna mais fácil de estruturar, compreender a subdivisão dos componentes do escopo e automatizar os aspectos burocráticos. Além de tudo isso, o projeto deve conter controle de custos e cronograma para garantir mais eficiência, na entrega de resultados.

 

6 – Aplicativo para organizar e-mails

Organização de e-mails é muito importante, mensagens importantes podem acabar sendo ignoradas, perdidas em meio tantos e-mails com pouca relevância, ou até mesmo, sendo jogadas para a caixa de “spam” acidentalmente. Esse tipo de software é necessário para o seu empreendimento, ele deverá ordenar e classificar seu e-mails, além de ajudar a encontrar contatos, informações importantes, documentos anexados, dados de clientes e outras ótimas ferramentas, para auxiliar você no dia a dia.

 

7 – Sistema para definição de planos

Um dos sistemas mais utilizados dessa área e geralmente utilizado por startups é o Canvas. Ele consiste em nove blocos, proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividades-chave, recursos principais, parcerias, fonte de receita e estrutura de custos. O Canvas permite simplificar, de uma maneira digital, o planejamento do negócio como um todo. Além disso, pode ser utilizado para explorar todas as possibilidades que o produto tem, antes do lançamento do mesmo no mercado, certificando-se da viabilidade do negócio.

 

8 – Software para gerenciar arquivos

Nos dias de hoje, com uma crescente preocupação com a sustentabilidade, os recursos naturais precisam ser preservados, as empresas vem migrando seus arquivos do papel para o digital, mas mesmo assim um computador pode ter problemas, sabendo disso empresas começaram a utilizar ferramentas como o Google Drive e Dropbox para armazenar seus arquivos em nuvem. Isso evita perdas de arquivos e possibilita o compartilhamento entre varias pessoas ao mesmo tempo. Essas ferramentas tem a possibilidade de expansão do armazenamento, caso seja necessário.

 

9 – Gateways para pagamento

Esse software permite que o cliente faça pagamentos, ele pode ser utilizado em negócios voltados para o e-commerce, por exemplo. O sistema conecta a empresa com a rede bancária e criptografa todos os dados inseridos pelo cliente, durante toda a transação. O gateway tem um sistema de checkout transparente, possibilitando que a startup aceite diferentes bandeiras de cartão de crédito, oferece também opções de parcelamento e geralmente pagamentos via boleto. Dependendo do software escolhido, é possível utilizar o switch de adquirência, ele é um dispositivo que encaminha o pedido para outra operadora cadastrada, isso geralmente acontece quando a transação do consumidor é negada. Dessa forma, a startup evita a perda de boas vendas.

 

10 – Intermediadores para pagamento

Essa é uma outra opção para facilitação de pagamento. Quando o cliente vai efetuar a compra, ele é redirecionado para um site ou plataforma, que será responsável por todo o processo até a compra ser efetivada. Além disso, um bom intermediador já vem com as opções de analise de risco das transações, sistema de prevenção anti-fraude, proteção contra chargeback e tarifas flexíveis. Em resumo, ele é adequado para todos os modelos de negócios.

 

Esses softwares de gestão ajudam e muito, a descomplicar e acelerar diversos processos dentro do seu negócio. Eles evitam falhas, diminuem custos, otimizam processos, previnem fraudes, facilitam as tomadas de decisão, dentre diversas outras facilidades para o seu empreendimento.

E com isso finalizamos mais um Blog Leader, onde falamos sobre algumas tecnologias que podem ajudar, e muito a sua startup.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados?

Gostou do conteúdo do artigo? Tem uma grande ideia e quer criar a sua startup? Entre em contato conosco.